A qualificação profissional é hoje um dos meios mais utilizados para quem procura uma nova fonte de renda, e se tornou ainda mais importante durante a crise gerada pela pandemia do coronavírus.
Assim, a manicure Isabel Macêdo buscou aprimorar seus conhecimentos em sua atividade através de um curso de capacitação profissional para mulheres que desejam melhorar a renda mensal. “Gostei muito do curso. Eu já ganhava uma renda como manicure, mas o curso me ajudou mais na minha atividade, porque aprendi coisas novas que estou pondo em prática com minhas clientes”, revela a manicure. Isabel foi uma das alunas do “Curso Manicure e Pedicure” oferecido pela Fundação Wall Ferraz, na Escola Municipal Velho Monge, no Loteamento Porto Alegre, no período de 31/05 a 01/07 deste ano. “Muitas manicures fazem pé e mão de forma bem simples, mas se agregarem novas técnicas, vão conseguir tirar um pouco mais. Isso pode mudar a vida profissional de uma pessoa”, explica Francisca Ismaria, instrutora do curso.
“Eu sempre gostei de arrumar unhas, mas tinha muitas dúvidas. Aí apareceu o curso da fundação e aproveitei a oportunidade para aprender as técnicas da profissão. Perdi o medo que tinha e estou pronta para trabalhar”, afirma Ana Zélia, outra aluna do curso de manicure.
Cursos de corte e cabelo também estão ajudando muita gente a ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho. “Pra mim foi um curso muito bom. Por enquanto, eu corto somente cabelos masculinos, mas estou juntando dinheiro para comprar material e trabalhar também com cortes femininos”, disse Maria Silva Santos, aluna do curso.
Recentemente a FWF ofereceu um curso de “Corte, cabelo e escova”, de dois meses de duração, também no bairro Esplanada, dando mais condições aos alunos de conquistarem clientes e renda. “Hoje já tenho alunos que são profissionais e outros viraram até instrutores da própria fundação. Com paciência e dedicação estamos conseguindo formar bons cabeleireiros”, orgulha-se Fátima Amorim, instrutora do curso.
Para o presidente da FWF, Maykon Silva, os cursos de capacitação são uma ótima oportunidade, principalmente para as pessoas dos bairros mais distantes do centro de Teresina. “Esses cursos profissionalizantes podem dar base a essas pessoas para empreenderem e terem o próprio negócio. São cursos de excelência que, além de ensinar a parte profissional, mostram uma expectativa de transformar a vida deles através de uma nova atividade”, explica Maykon.