As mulheres atendidas por meio de um projeto social do Convento das Irmãs de São José, localizado no bairro Vila Operária, na zona norte da capital, agora podem ingressar no mercado informal. Através de um curso profissionalizante oferecido pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz (FWF), 20 mulheres foram atendidas na área do artesanato, recebendo capacitação para trabalhar com bordados.

De acordo com Samara Pereira, superintendente executiva da Fundação, o curso de bordado garante renda extra para as alunas e, a partir de agora, elas poderão usar o aprendizado para atuarem em feiras populares, gerando uma economia no orçamento familiar. “Estes cursos são muito importantes para os teresinenses, pois trazem oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de habilidades”, disse a gestora, garantindo que em 2020 a Fundação Wall Ferraz continuará com parcerias com entidades comunitárias e religiosas a fim de garantir que mais pessoas possam conquistar a profissionalização.

A instrutora Maria de Fátima conta que o curso teve duração de dez dias e neste período as alunas puderam aprender diversas técnicas sobre os pontos variáveis, que são aqueles que dão o formato final do bordado. “Fiquei impressionada com a desenvoltura das alunas, pois apesar de parecer fácil, o trabalho com bordados é muito mais complexo do que muitos imaginam”, conta a instrutora.

A aposentada Alda Rodrigues comenta que já sabia bordar, mas não tinha conhecimento das técnicas utilizadas para que o bordado tivesse uma qualidade profissional. “Eu procurei este curso para me aperfeiçoar, pois quem trabalha com bordado sabe que é um trabalho onde os pequenos detalhes são bastante importantes”, conta Alda, afirmando ainda que durante este ano pretende abraçar novas oportunidades de qualificação profissional.

Em breve a Fundação Wall Ferraz vai lançar um edital para o cadastro de instrutores que atuam na realização de cursos profissionalizantes, oficinas e ações de cidadania. Os interessados podem acompanhar no site do órgão: fwf.pmt.pi.gov.br .

Ainda não há comentários.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).