Projeto Teresina Reciclando irá bingar 12 bicicletas no Grande Dirceu

Criado em 2006 pelo radialista Erlon Barros, o Projeto Teresina Reciclando chega este ano a sua 8ª edição e, para comemorar, ocorrerá nesta sexta-feira (16), na Praça Cultural do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, um bingo de 12 bicicletas. Dentro do evento, também acontecerá uma Ação de Cidadania realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, e com apoio da SDU/Norte.

Erlon Barros, da Fundação Reciclar do Piauí, fala que o projeto iniciou após ele notar que também poderia colaborar com a limpeza da cidade, e ainda preservar o meio ambiente, que segundo ele já não suporta mais tanta agressão. “De 2006 até agora já conseguimos reciclar 200 mil garrafas pets e mais de 40 mil latinhas, e nossa meta este ano é receber 100 mil embalagens”, comenta Erlon Barros, enfatizando ainda que para concorrer às bicicletas, basta que o interessado leve até a praça 10 garrafas pets ou 20 latinhas para trocar por uma cartela do bingo.

O bingo irá ocorrer por volta das 19h, mas antes a população terá acesso a diversos serviços como o trenzinho da alegria, aulão de zumba e ainda corte de cabelo, esmaltação de unhas, pintura de rosto infantil, design de sobrancelhas, exposição de artesanatos, entregas de mudas de árvores e ainda o serviço de informações do Projeto Balcão do Trabalhador. “Este é um dos projetos ambientais mais importantes da nossa cidade, por isso a Fundação Wall Feraz não poderia ficar de fora”, explica o presidente Scheyvan Lima, afirmando ainda que as atividades da Ação de Cidadania começam as 16h.

Para melhor distribuir as cartelas, a Fundação Reciclar está com um posto de coleta móvel na Praça Cultural do Dirceu, e o interessado já pode ir até o local levar suas garrafas ou latinhas para efetuar a troca.

Fundação Wall Ferraz entrega certificados de cursos para 600 alunos dia 23

Dentro da Programação do aniversário de 167 anos de Teresina, a Fundação Wall Ferraz (FWF) fará entrega de 600 certificados aos alunos dos cursos profissionalizantes realizados no primeiro semestre deste ano. O evento será realizado no dia 23, às 15h30, no Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), localizado no Centro da capital, e contará com a presença do prefeito Firmino Filho e do presidente da FWF, Scheyvan Lima.

Os cursos realizados foram distribuídos nas sedes de entidades parceiras e nos 12 Centros de Capacitação mantidos pela Fundação Wall Ferraz. Eles funcionam nas quatro zonas da capital, garantindo a qualificação profissional de centenas de teresinenses. Ao longo do primeiro semestre, foram desenvolvidos diversos projetos, entre eles o Profissionalizar Teresina, que abrange todos os seguimentos sociais.

Desempregada, e numa família com seis pessoas, a aluna Francinalda Pereira, que reside na região da Santa Maria da Codipe, fez o curso de panificação. Graças à profissionalização, ela montou um pequeno negócio em sua casa, e os resultados já surpreendentes. “Fui fazer o curso porque nunca podemos desistir de lutar. Hoje minha realidade é outra bem diferente, pois minhas contas estão em dias, minha dispensa está lotada e já vou iniciar uma reforma para ampliar minha padaria”, comemorou.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, a instituição tem sido ferramenta importante na qualificação profissional de milhares de teresinenses. “Pagar um curso profissionalizante é algo fora de questão para muitos, pois afeta diretamente o orçamento familiar. Por isso, as vagas dos cursos que ofertamos se esgotam rapidamente, pois com a competitividade do mercado de trabalho, muitos têm buscado a profissionalização para alcançar empregos ou montar o próprio negócio”, afirma Scheyvan Lima.

O Auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) está localizado na Rua Desembargador Freitas, 977 – Centro/ Norte. Assim como o curso, o certificado é gratuito, bastando apenas que o aluno participe do evento para recebê-lo.

Moradores da Vila Poty recebem qualificação profissional

Dentro da programação do projeto dos Cursos de Férias, da Fundação Wall Ferraz, 30 moradores da Vila Poty, localizada na região do Grande Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, concluíram o curso profissionalizante de decoração com balões. O curso foi realizado após uma solicitação feita pela associação de moradores, a fim de dar uma oportunidade para as pessoas que buscavam profissionalização na área, e que ainda desejavam gerar renda para as suas famílias.

Com duração de 30 horas-aulas, os alunos tiveram acesso a técnicas de como trabalhar com balões, bem como receberam orientações de comportamento no ambiente de trabalho. Para Francisco das Chagas (Chiquin), presidente da Associação de Moradores da Vila Poty, a Prefeitura de Teresina e a Fundação Wall Ferraz estão de parabéns, por investirem na profissionalização das pessoas que não podem custear um curso particular, que geralmente custa muito caro. “Só tenho a agradecer por essa oportunidade dada a nossa comunidade, pois aqui temos muitas pessoas carentes, e este curso é sem sombra de dúvidas o caminho certo para que nossos moradores consigam uma renda, e o bom de tudo isso é que muitos deles já estão trabalhando com decoração de festas”, comenta o presidente da associação.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, a Prefeitura de Teresina tem aumentado a ofertas de cursos e serviços por toda a cidade, dando mais oportunidades para aqueles que querem se qualificar para ingressar no mercado de trabalho. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego, pois é muito importante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho. A Prefeitura vem realizando um grande serviço nessa área, e temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, bem como diversos novos negócios próprios, criados a partir da capacitação oferecida pela fundação”, comenta o presidente.

O projeto Cursos de Férias atendeu oito comunidades de diferentes regiões de Teresina, sendo ferramenta importante na qualificação profissional de 200 teresinenses. Todos esses cursos foram realizados através de parcerias com instituições que buscaram apoio junto à Fundação Wall Ferraz, e fazem parte de uma proposta que procura estreitar os laços entre a instituição, entidades representativas e igrejas.

Fundação Wall Ferraz abre 508 vagas para cursos gratuitos nesta segunda-feira (12)

As inscrições para 23 cursos profissionalizantes gratuitos da Fundação Wall Ferraz estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (12). Nesta etapa estão sendo ofertadas 508 vagas para os cursos, que serão realizados em nove centros de capacitação e em entidades parceiras, beneficiando moradores de vários bairros de Teresina.

Serão oferecidos aos interessados os cursos de Confeiteiro, Assistente Administrativo, Operador de Micro, Design de Sobrancelha, Balconista de Farmácia, Conserto e Manutenção de Celulares, Corte de Cabelo Masculino e Barbearia, Operador de Micro, Agente de Portaria, Marketing em Mídias Sociais, Confeitaria, Corte de Cabelo e Escova, Doces Finos, Eletricista Predial, Corte e Costura em Tecido, Panificação Artesanal, Organizador de Eventos, Feltro e Salgadeiro. As vagas disponíveis são divididas entre os projetos Capacitar para Empreender, que tem como objetivo incentivar o aluno a montar o seu próprio negócio, e o Profissionalizar Teresina, que visa capacitar pessoas com interesse em ingressar no mercado de trabalho formal e informal. Alguns dos cursos terão início no próximo dia 20 de agosto, e a estimativa dos idealizadores é que as vagas sejam totalmente preenchidas ainda na segunda-feira, já que segundo eles, tem aumentado o interesse das pessoas em se profissionalizar.

O presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, explica que a Fundação preparou para este segundo semestre vagas em cursos que atendem a necessidade de cada região. Segundo ele, foi realizado um estudo técnico que verificou a demanda destes locais. “O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e sem qualificação fica mais difícil algumas pessoas conseguirem um emprego ou montar um negócio de sucesso”, destacou Scheyvan Lima.

Além de possuir a idade mínima de 16 anos, os interessados nos cursos devem ter nível de escolaridade compatível com a especificidade de cada curso. Para se inscrever, basta ir até um dos locais onde os cursos serão executados e apresentar documento de identidade com foto e CPF (originais e copias), além de comprovantes de endereço e de escolaridade.

Os cursos são ofertados de forma gratuita pela Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz, e em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, e com a Secretaria Municipal de Economia Solidária (SEMESTE), que por meio do Banco Popular irá ofertar uma linha de crédito para os alunos do Projeto Capacitar para Empreender.

Todas as informações sobre cursos, ofertas de empregos, workshops e ações de cidadania podem ser adquiridas no site fwf.pmt.pi.gov.br.

LOCAIS DOS CURSOS E INSCRIÇÕES:

ZONA SUDESTE

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO DIRCEU II

Rua 54 s/n próximo a Igreja de Santa Teresina

Cursos: Confeiteiro, Assistente Administrativo e Operador de Micro

ZONA SUL

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA VERMELHA

Rua 13 de Maio, nº 1718

Cursos: Marketing em Mídias Sociais e Operador de Micro

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA REDENÇÃO

Quadra N nº 4033

Cursos: Panificação Artesanal e Organizador de Eventos

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DA CERÂMICA CIL

PI 130 s/n

Cursos: Doces Finos e Eletricista Predial

ZONA NORTE

UPS LAGOAS DO NORTE

Parque Lagoas do Norte

Cursos: Desingn de Sobrancelha, Balconista de Farmácia e Concerto e Manutenção de Celulares

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO PARQUE BRASIL

Rua da República, nº 3963

Cursos: Corte de Cabelo Masculino e Barbearia, Operador de Micro e Agente de Portaria

CENTRO DE CAPACITAÇÃO LEONEL BRIZOLA

Rua Projetada s/n

Curso: Feltro

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO POTI VELHO

Rua Desembargador Flávio Furtado, nº 1113

Cursos: Corte de Cabelo e Escova e Operador de Micro

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO PARQUE ALVORADA

Rua Pedro Brito, nº 1915

Cursos: Confeitaria e Agente de Portaria

CENTRO DE CAPACITAÇÃO DO ITAPERU

Rua Governador Arthur de Vasconcelos, nª 4695

Cursos: Corte e Costura em Tecido e Operador de Micro

ZONA LESTE

CENTRO SOCIAL SATÉLITE (BAIRRO SÃO JOÃO)

Rua Telegrafista Sebastião Portela, S/N, Bairro São João

Curso: Salgadeiro

Moradores do Portal da Alegria concluem curso de operador de microcomputador

A Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz, tem realizado diversos cursos na área informática. Na região do bairro Portal da Alegria, na zona Sul da capital, foi encerrado o curso de operador de micro, que beneficiou 21 moradores da região, e que agora, através desta intervenção, estão capacitados para ingressarem no mercado de trabalho. O curso foi realizado no Centro Esportivo Unificado Ana Maria Rêgo – CEU SUL, e faz parte do Projeto Profissionalizar Teresina, que nos últimos meses capacitou mais de 200 pessoas, gerando profissionalização e renda para as famílias teresinenses.

Um dos beneficiários foi o jovem Carlos Diego, que abraçou a oportunidade na intenção de ampliar seus conhecimentos. “Este curso foi bastante importante para mim, pois através dele me senti mais confiante, e agora percebo que muitas portas estão se abrindo, por isso eu recomendo que todos busquem a capacitação profissional, pois sem ela fica mais difícil conseguir um emprego”, afirmou o jovem.

Segundo o presidente da Fundação Wall Ferraz, Scheyvan Lima, a Prefeitura de Teresina tem aumentado a ofertas de cursos e serviços por toda capital. “A melhor política social que um gestor pode fazer é a voltada para a conquista do emprego, pois é muito importante ampliarmos as chances das pessoas na hora da busca por uma vaga no mercado de trabalho. A Prefeitura vem realizando um grande serviço nessa área, e temos vários exemplos de pessoas que conseguiram emprego após participarem dos nossos cursos, bem como diversos novos negócios próprios criados a partir da capacitação oferecida pela fundação”, destacou o presidente.

Atualmente a Fundação Wall Ferraz mantém 12 centros de capacitação espalhados nas quatro zonas da capital, e ainda conta com parcerias com entidades comunitárias e religiosas. Para saber sobre novas ofertas de cursos, basta que o interessado acesse a seção de novos cursos no site fwf.pmt.pi.gov.br .

Prefeitura de Teresina profissionaliza moradores do Parque Sul

A busca pelo emprego ficou mais fácil para 24 moradores do Bairro Parque Sul, na zona Sul da capital, que concluíram o curso profissionalizante na área de panificação artesanal e agora estão aptos a ingressarem no mercado de trabalho. Toda a formação faz parte do Projeto Cursos de Férias, que através da Fundação Wall Ferraz, tem aumentado seus investimentos na capacitação profissional dos teresinenses.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, os cursos de férias foram feitos para jovens e profissionais, que por conta da correria do dia-a-dia não tem tempo para participar de cursos profissionalizantes de longa duração. “Nossa intenção é expandir ainda mais os serviços oferecidos pela Fundação, com o objetivo de oferecer mais chances para quem precisa ingressar no mercado de trabalho”, ressalta o presidente, afirmando ainda que nesta primeira quinzena de agosto, serão divulgados novos cursos para a população.

Para saber os cursos disponíveis, datas e locais onde os cursos serão executados, basta que o interessado acesse a página de novos cursos dentro do site fwf.pmt.pi.br. As informações também poderão ser adquiridas em um dos 12 Centros de Capacitação mantidos pela Fundação Wall Ferraz nas quatro zonas de Teresina.

Moradores do Aeroporto concluem curso de decoração com balões

Antenada com as novidades que geram renda para a população, a Prefeitura de Teresina, através da Fundação Wall Ferraz (FWF), concluiu mais um curso profissionalizante, desta vez beneficiando os moradores do bairro Aeroporto, que fica na zona Norte da capital. O curso de decoração com balões faz parte do Projeto Cursos de Férias, feito para as pessoas que não dispõem de muito tempo para adquirir qualificação profissional nas demais datas do ano.

Com duração de 30 horas-aula, o curso atendeu 24 moradores da região, que agora estão aptos a ingressar no mercado de trabalho, gerando renda para suas famílias. Segundo a superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira, Teresina tem se destacado por ser uma cidade em que se promove muitos eventos festivos e a atividade de arte com balões surge nesse contesto como uma atividade efetiva de geração de renda. “Realizamos este curso em parceria com a Igreja Adventista, porém neste mês de agosto, estamos nos preparando para abrir novas turmas para atender à grande demanda que existe em nossa cidade”, comenta Samara. Enfatizou, ainda, que esses cursos estão disponíveis para outras comunidades, bastando apenas que os representantes de associações, igrejas ou fundações formalizem o pedido através de ofício.

O Projeto Cursos de Férias está praticamente chegando ao fim e atendeu oito comunidades de diferentes regiões de Teresina, sendo ferramenta importante na qualificação profissional de 200 teresinenses. Todos esses cursos foram realizados através de parcerias com instituições que buscaram apoio junto à Fundação Wall Ferraz, e fazem parte de uma proposta que procura estreitar os laços entre a instituição, entidades representativas e igrejas.

NOVOS CURSOS

Neste mês de agosto, a FWF irá iniciar 11 novos cursos, beneficiando 220 teresinenses. As datas de inscrição, bem como os cursos e locais onde deverão ocorrer, serão divulgadas em breve no site fwf.pmt.pi.gov.br.

Jovens da zona Leste concluem curso profissionalizante

Dentro da programação dos cursos de férias, a Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, concluiu no Bairro Planalto Uruguai, na zona Leste da capital, o curso de corte de cabelo e barbearia. Realizado em parceria com o Instituto Davi Henrique, o curso profissionalizante teve duração de 30 horas aulas, capacitando 25 jovens da região, que se encontram aptos para ingressar no mercado de trabalho.

Participante do curso, Carlos Alexandre, apesar de morar há mais de 30 km de distância do local das aulas, não mediu esforços para concluir a profissionalização. “Há muito tempo eu venho procurando fazer esse curso, porém por conta da minha situação financeira não era possível. Minha mãe pediu para que eu buscasse a Fundação Wall Ferraz, e aqui estou preparado não só para trabalhar, mas sim preparado para vida”, comenta Carlos Alexandre, afirmando ainda que já está se preparando para abrir sua própria barbearia.

A instrutora Maria de Fátima, conta que ficou bastante feliz com os resultados obtidos durante o curso, e que mesmo com as dificuldades financeiras de alguns alunos, todos chegaram até o final garantindo a aprovação. “Há muito tempo ministro cursos pela fundação, e a cada dia noto que tem aumentado o interesse da população por cursos profissionalizantes, e o bom disso é que a desistência quase não existe mais”, ressalta.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, os cursos de férias foram feitos para jovens e profissionais, que por conta da correria do dia-a-dia não tinham tempo para participar de cursos profissionalizantes de longa duração. “Nossa intenção é expandir ainda mais os serviços oferecidos pela Fundação, a fim de dar oportunidades a mais pessoas, para que elas tenham mais chances de ingressarem no mercado e trabalho”, diz o presidente, afirmando ainda que nesta primeira quinzena de agosto, serão divulgados novos cursos para a população.

Para saber os cursos disponíveis, bem como datas e locais onde os mesmos serão executados, basta que o interessado acesse a página de novos cursos dentro do site fwf.pmt.pi.br. As informações também poderão ser adquiridas em um dos 12 Centros de Capacitação mantidos pela Fundação Wall Ferraz nas quatro zonas de Teresina.

Ações de Cidadania: 1.500 pessoas foram atendidas pela prefeitura no mês de julho

A Prefeitura de Teresina está intensificando a realização de ações de cidadania por toda a capital, garantindo que mais pessoas possam ter acesso aos serviços oferecidos pela Fundação Wall Ferraz. Durante o mês de julho foram realizados 1.500 atendimentos que incluem serviços  como corte de cabelo, design de sobrancelhas, esmaltação de unhas, pintura de rosto infantil, além das oficinas temáticas.

A dona de casa Francisca Rodrigues, que reside no Bairro Dirceu Arcoverde II, na zona Sudeste de Teresina, conta que sempre busca participar de ações promovidas pela Fundação Wall Ferraz, pois segundo ela, os serviços são de ótima qualidade. “Corto cabelo, faço as unhas, enfim, cuido da minha beleza sem gastar nada por isso, e o melhor, é que tem a mesma qualidade dos salões de beleza que temos o hábito de frequentar pagando pelos serviços”, afirmou Francisca Rodrigues.

De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, as ações de cidadania têm como objetivo integrar socialmente a população, além de estimular a busca pela qualificação profissional. “Muitos dos nossos instrutores iniciaram a parceria com a FWF após serem atendidos por essas ações e isso nos deixa feliz, pois é a certeza que estes serviços estão atendendo seus propósitos”, disse ele, aproveitando ainda para lembrar que no próximo dia 03 iniciam as ações de cidadania do mês de agosto.

Os bairros ou entidades que queiram receber as ações de cidadania em suas comunidades devem protocolar o pedido na sede da Fundação Wall Ferraz, que fica localizada na Rua Coelho Rodrigues, 900 (Centro/Norte), em frente à Praça da Bandeira. Já para quem quer ficar atento na agenda das ações, basta acessar o site fwf.pmt.pi.gov.br.

Workshop orienta sobre currículo e comportamento em entrevistas de emprego

Orientações e experiências práticas para facilitar os processos de seleção de emprego são repassadas, quinzenalmente, no Workshop de Orientação Profissional. Realizado pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Wall Ferraz, um destes treinamentos aconteceu nesta segunda-feira (29), no auditório da Casa da Cultura, no Centro da cidade.

Durante o evento foram abordados vários aspectos do processo de admissão, incluindo elaboração de um currículo atrativo, como se comportar em uma entrevista de emprego e marketing pessoal. De acordo com Scheyvan Lima, presidente da Fundação Wall Ferraz, os participantes também recebem informações de como utilizar a internet e as mídias digitais na busca de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. “No final do workshop, os participantes têm o currículo cadastrado no banco de dados do Balcão do Trabalhador, onde eles terão uma oportunidade a mais para conseguir o emprego que se encaixa em seu perfil profissional”, explica Scheyvan Lima.

Interessados em participar do treinamento podem fazer a inscrição na sede do Balcão do Trabalhador, que fica na Rua Firmino Pires, número 379, Edifício Saraiva Center, no horário de 7h30 às 13h. O Balcão do Trabalhador foi criado em 2014 pela Fundação Wall Ferraz e tem como principal objetivo prestar orientação profissional e intermediar vagas de emprego para os teresinenses.